Estrutura dos objetivos de governança e gerenciamento com COBIT, descubra as melhores praticas para gestão e governança de TI.
COBIT(Control objectives for information and related Technologies) poderá contribuir, além da sua importância em uma organização.
Objetivos, as versões , objetivos das cascatas de metas e governança na visão COBIT
A Tecnologia da Informação, vista antes com suporte, agora ocupa posição Central nas organizações, com ênfase na governança e gerenciamento de TI.
O objetivo primário do cobit é pesquisar, desenvolver, publicar e promover uma conjunto de controles aceitos e aplicáveis a tecnologia da informação.
Com origem nos Estados Unidos, com o objetivo de proteger informações empresariais contra fraudes e manipulações de balanços de dados financeiros, diante o desafio um grupo de auditores criou uma metodologia genérica, que pudesse controlar de maneira efetiva o cumprimento de processos.
Estrutura criada pela associação de auditoria e controle de sistemas de informação(ISACA), órgão oficial responsável por atualizar as versões. Constitui a base de conhecimento mais reconhecida e utilizada no mercado para apoiar organizações na governança de TI, sendo um modelo de controle que garante a integridade do sistema de informação.
O framework do cobit define um conjunto de processos genéricos para o gerenciamento de TI, objetivos de processo, medidas de desempenho e um modelo de maturidade elementar. o cobir fornece um conjunto de boas práticas para o processo de governança e controle de sistemas de informação e tecnologia com a essência de alinhar a TI com o negócio.
Conteúdo
Evolução do COBIT
Versão 1 (1996)
Inicialmente um conjunto de controles de TI, ajude para a comunidade de auditoria financeira, melhorando e adaptando o crescimento da tecnologia.
Versão 2 (1998)
A ISACA, expandiu a metodologia de modo a poder ser aplicada fora comunidade da auditoria.
Versão 3 (2000)
Inclui técnicas de gerenciamento de TI de controles de informações encontradas no framework atual.
Versões 4 e 4.1 (2005 e 2007)
Abrangiam mais informações sobre à governança em torno das tecnologias de informação e comunicação.
Versão 5 (2012 e 2013)
O complemento, incluía mais informações para as empresas sobre gerenciamento de riscos e governança de informações.
Cobit 2019
Posteriormente, a Isaca anunciou uma versão atualizada do cobit, descartando o número da versão, a cobit 2019. Foi projetada para evoluir constantemente com atualizações mais fluidas, com o objetivo de criar estratégias de governança mais flexíveis, colaborativas e voltadas para tecnologias. Abordando novas tendências, tecnologias e necessidades de segurança. Conceitos e terminologias surgiram como modelos básicos do cobit, que inclui 40 objetivos de governança e gerenciamento para estabelecer um programa de governança.