No momento, você está visualizando Práticas Gerenciais com (SCRUM)
Praticas Gerenciais com (SCRUM)

Práticas Gerenciais com (SCRUM)

Conceitos básicos

O Manifesto Ágil

Práticas Gerenciais com (SCRUM). O que levou a criação dos métodos ágeis? Qual a diferença do método ágil para os que já existiam anteriormente?

Princípios e Características

Década de 1990, existia uma grande insatisfação na forma como os projetos envolvendo desenvolvimento de software eram gerenciados. Tal abordagem, conhecida como cascata por estruturar o projeto em fases sequenciais(em que cada fase depende das entregas da anterior), é ideal para projetos que possuem uma maior previsibilidade , caso dos setores de manufatura e construção, para o qual, aliás, o método ágil foi originalmente criado, as principais reclamações estavam associadas a:


Muitos processos e documentações exigidos.
Complexidade para adaptar às necessidades de mudanças.

Os Métodos Leves

Alguns dos críticos consideravam esse método muito “pesado” para desenvolver softwares devido a sobrecarga de trabalho necessária para gerar toda a documentação. Em oposição a essa abordagem, começavam a surgir os métodos conhecidos como “Leves”, como, por exemplo o Scrum, o XP(extreme programming)e o Crystal.

Em 2001, 17, dos maiores representantes desse métodos mais leves se encontraram para discutir formas de aprimora-los. a partir desse encontro, foi publicado o manifesto ágil. Seus valores e 12 princípios, serviram como base para tais métodos, que passaram a adotar o nome “métodos ágeis”.

o Manifesto ágil expõe seus valores da seguinte forma:

estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software, fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazerem o mesmo. por meio desse trabalho, passamos a valorizar:

indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
software em funcionamento mais que documentação abrangente
colaboração com o cliente mais que seguir um plano
responder a mudanças mais que seguir um plano.

ou seja, mesmo havendo valor nos itens a direita, valoriza-se mais os opostos.
(BECK et al., 2001a)

Como expressa a citação, os valores criados fazem parte de um grande aprendizado pratico, analisando as causas dos fracassos de os sucessos e passando a valorizar aquilo que realmente importa.

Princípios do Manifesto Ágil

Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente por meio da entrega continua e adiantada de software com valor agregado.
Mudanças nos requisitos são bem vindas, mesmo que tardiamente, no desenvolvimento. Processos ágeis se beneficiam das mudanças visando á vantagem competitiva para o cliente.


Quadro de princípios do Manifesto Ágil.

  • Entregar frequentemente um software funcionando de poucas semanas a poucos meses. Com preferencia para menor escala de tempo.
  • Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto ao longo de todo o projeto.
  • Construa projetos em torno de indivíduos motivados. De a eles o ambiente e o suporte necessário, confiando neles para fazer o trabalho.
  • O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é por meio da conversa face a face.
  • Software funcionando é a medida primaria de progresso.
  • Projetos ágeis promovem o desenvolvimento sustentável. Patrocinadores, desenvolvedores, e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.
  • Continua atenção a excelência técnica e bom design aumentam a agilidade.
  • Simplicidade( a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado) é essencial.
  • As melhores arquiteturas, requisitos e design emergem de equipes auto-organizáveis.
  • Em intervalos regulares a equipe reflete como se tornar mais eficaz e, então, refina e ajusta seu comportamento de acordo.


Extraído de: Beck et al., 2001b.

O que são métodos ágeis?

Métodos ou frameworks usados para elaborar projetos que compartilham valores e princípios do Manifesto Ágil são considerados métodos ágeis. Kanban, XP, ScrumBan e Scrum são alguns desses métodos disponíveis.

Entre eles, o mais conhecido e usado mundialmente é o Scrum, que detalharemos a seguir. Uma das pesquisas mais famosas do mercado sobre os métodos ágeis, a State of Agile, que já está em sua 15ª edição, mostra o percentual de adoção por método ágil.

Quando usar os métodos ágeis

Os métodos ágeis foram criados inicialmente para projetos de desenvolvimento de software, porém eles têm sido usados com sucesso em vários outros tipos de projeto.

Eis algumas das características para as quais o uso de métodos ágeis é mais adequado:

Previsibilidade do escopo do projeto

Quanto maior a incerteza daquilo que será feito e maior a necessidade de se adaptar o produto à medida que ele for desenvolvido, mais adequado será o método ágil.

Formas de entrega dos produtos sendo desenvolvidos

Produtos que podem ser entregues de forma incremental e iterativa são adequados ao método ágil.

Riscos

Quanto menor o risco relacionado ao produto, ou seja, quanto menor o impacto relacionado a um problema nas entregas, melhor será o uso do método ágil. Em projetos que envolvem um alto impacto relacionado às suas entregas, como um prédio, uma ponte ou uma indústria, em que a possibilidade de erro pode causar uma catástrofe, deve ser escolhida uma abordagem mais preditiva.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários