Conteúdo
Conceitos básicos de sistemas operacionais
O sistema operacional oferece interface entre os aplicativos e o hardware, tornando a vida mais simples para usuários e desenvolvedores. Além do uso mais eficaz e eficiente do hardware.
A estrutura do sistema operacional é composta entre outros elementos do Kernel, chamadas de sistemas e modos de acesso ao núcleo.
Evolução Histórica
primeiras versões.
batch processing, sistemas monolítico.
Multiprogramação
Gerenciamento de múltiplos processos, sistemas modernos
Interface gráfica, multitarefa.
Tipos de OS
sistemas monolíticos
kernel único, código compartilhado
Modulares
Kernel modular, drivers separados.
Distribuídos
Recursos compartilhados em múltiplos computadores.
Estrutura Básica
Kernel núcleo do sistema, gerenciador de recursos, chamadas de sistemas interface entre aplicações e kernel, gerenciamento de processos criação, término, escalonamento, gerenciamento de memória alocação, organização, proteção.
Sistema computacional
O Sistema computacional é basicamente constituídos por:
usuários
aplicativos
sistemas operacionais
hardware
O sistema computacional é muito complexo nos mínimos detalhes, como também para realizar a gerência de todos seus componentes e usa-los de modo otimizado. por isso os computadores tem um software denominado sistema operacional.
O sistemas operacionais são constituídos de rotinas de computação, elaborado para propósito especifico.
O sistema operacional se diferencia do software de usuário por se tratar de um software mediador entre hardware e aplicação do usuário. simplificando o uso.
Alguns exemplos são: Windows, Linux, Mac e Android.
O programa que serve para a interação dos usuários na realidade não faz parte do sistema operacional em si, embora use o SO para realizar seu trabalho. Na realidade, o que usuário utiliza diretamente é uma interface de acesso ao sistema operacional. Essa interface pode ser baseada em texto (shell, ou interpretador de comandos), ou baseada em interface gráfica com ícones (GUI – Graphical User Interface).
No computador os programas podem ser executado em modo usuário ou kernel:
Modo Usuário
Os softwares tem acesso limitado ao hardware e normalmente os programas e aplicativos são utilizados diretamente pelos usuários.
Modo Kernel
O SO é o único programa executado em modo núcleo, ou kernel. significa que o SO possui acesso completo ao hardware e consegue executar qualquer instrução possível.
O SO é um programa de controle que coordena a execução dos programas do usuário e as operações de entrada/saída, e também um gerenciador de recursos de hardware. que gerencia e aloca partes de um sistema complexo.
Os primeiros computadores a programação era toda feita com painéis físicos, exigindo grande conhecimento do nível de hardware. O surgimento do sistema operacional permitiu que o hardware fosse usado de forma mais eficiente. o SO consegui disponibilizar serviços ao usuário, modularizando e abstraindo a visão do usuário.
Continua…